sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Livros com TV #1 - The Vampire Diaries

Nada se cria, tudo se copia, esse bordão da sociedade está realmente correto? As séries inspiradas em Livros estão ai para dizer o contrário, ou não, sobre isso porque apesar de trazer as ideias do papel para telas sempre há uma diferença no enredo, grande ou pequena, mas sempre presente.


O mundo da literatura sempre foi uma grande inspiração para as telas do cinema, e para TV, apesar de não tão frequente, mas agora se tornou ainda mais comum vermos direitos de livros promissores serem comprados pelos grandes estúdios de TV. 
Mas as obras são fiéis à sua respectiva obra literária? Bom, é sobre isso que falaremos nessa coluna, confira.

Pra inaugurar a coluna falaremos um pouco sobre The Vampire Diaries, aclamada série de TV, que querendo ou não, foi a razão dos livros serem publicados no Brasil.


O querido triângulo amoroso, trazido as telas em Setembro de 2009 e originalmente publicados no mesmo mês de 1991, traz Elena, Stefan e Damon à nossas vidas e corações, mas a diferença entre os do livro e os da série e a história em si são muitas.

Linha do tempo: Há a diferença que o livro foi escrito em 1991, com os pensamentos daquela época, com a moda daquela época, mas nesse fator não se vê uma grande diferença, a não ser a tecnologia presente no nosso século.

Local: O livro narra a pequena cidade de Fell's Church, já a série criou a cidadezinha de Mystic Falls, ambas cidades do interior da Virginia.

Personagens: Agora se começa a notar mais diferenças, tais como personagens inexistentes na série como Meredith, que no livro é a melhor amiga de Elena, Margareth a irmã de 4 anos de Elena, substituída por Jeremy, já adolescente, Judith sua tia, substituída por Jenna, noivo de Judith Robert, entre outros.

Diferenças Físicas dos Personagens: Os personagens narrados por L. J. Smith simplesmente são bem diferentes dos atores escolhidos para vive-los.

       Elena: "Elena Gilbert, descolada, loura e magra, a que lançava moda, a veterana do ensino médio, a garota que todo menino queria ter e toda menina queria ser. Que agora tinha uma careta incomum na cara e a boca num biquinho."
"E os olhos... os olhos de Katherine eram de uma cor que ele
nunca tinha visto antes; mais escuros do que o azul do céu, tão ricos
quanto a pedra celestial em sua tiara cravada de pedras preciosas. Essa
garotaa tinha os mesmos olhos."


       Bonnie: "Bonnie não tinha crescido nada, e seu cabelo vermelho encaracolado veio
até o queixo de Elena enquanto ela lançava seus braços ao redor de Elena."

       Caroline: "Os olhos verdes de Caroline mal pestanejaram na direçaão de Elena, e ela
empurrou seu brilhoso cabelo castanho para longe do rosto."

       Damon: No livro possui os olhos negros, já na série os maravilhosos olhos azuis de Ian.

Diferenças das Personalidades dos Personagens: Sim, há muita diferença, nos parentescos, nas relações, e nas personalidades.

        Elena: No livro faz o tipo rainha da escola, popular e poderosa, sabe utilizar seus 'poderes' para conseguir o que quer, já na série ela é uma menina doce, delicada, que se importa com o bem estar dos outros.
        Caroline: No livro cria uma rivalidade com Elena, já na série é sua amiga.
        Katherine: No livre é um tanto infantil, não é tão esperta ou manipuladora quanto a Kath que os produtores da série criaram.

Sobrenomes: Tyler, no livro Smallwood e na série Lockwood, Matt, no livro Honeycutt na série Donavan, Bonnie, no livro Mccullough na série Bennett, Caroline, no livro Truitt na série Forbes, Vick, no livro não é irmã de Matt e seu sobrenome é Bennett, na série como irmã de Matt seu sobrenome é Donavan. 


Mais diferenças: 

- Damon e Stefan no livro são italianos da renascença, já na série moravam em Mystic Falls durante a Guerra Civil.
- Os pais de Elena morreram há 3 anos e não apenas 4 meses.
- Stefan bebe sangue de Elena inumeras vezes no livro.
- Os poderes de Stefan e Damon de se transformarem em animais foi esquecido na série.
- Stefan se hospeda em uma pensão e não na casa de seu tio humano.

Há ainda muitas outras diferenças, mas se relacionaria com o que a série criou de diferente, o que foge um pouco da intenção do post, a intenção foi mostrar o que o livro tem que a série não mostra, e não as histórias que os produtores criaram, que na minha opinião, são maravilhosas, espero que tenham gostado.





Primeiro Livro: 
Para os Cuiabanos: Janina
Para os Internautas: Submarino - Saraiva - Americanas

Primeira Temporada:








Nenhum comentário: