quarta-feira, 25 de julho de 2012

Especial Dia do Escritor

Hoje, além de fazer 32 anos que um dos meus álbuns musicais preferidos foi lançado, Back in Black do AC/DC, é também dia do escritor, então nada como fazer um top 10 dos meus escritores favoritos, uma das tarefas mais difíceis escolher apenas 10, mas mãos à obra.



Em décimo lugar o Brasileiro Pedro Bandeira, não desvalorizando a literatura brasileira em momento algum, mas ele é o único presente em minha lista, mas com toda certeza não poderia ficar fora.
Marcando minha infância e a de muitos com as aventuras dos Karas, que li e reli muitas e muitas vezes sempre querendo ser um deles.



Livro Preferido: A Droga da Obediência, como foi o primeiro que li, foi o que mais marcou.


Em nono lugar vem o norte-americano Dan Brown, que ao meu ver trouxe à moda os Iluminatis. 
Com as aventuras de Robert Langdon ele me viciou em todo o universo da simbologia que ele traz nos livros.


Livro Preferido: Anjos e Demônios, a primeira aventura de Robert, e milagrosamente eu o li primeiro, afinal, quase todo mundo leu O Código da Vinci, por ter ganho sua versão no cinema antes, creio que é o mais divulgado.

Em oitavo lugar o afegão Khaled Housseini conquistou meu coração e me arrancou muitas e muitas lágrimas. Sua maneira de retratar a realidade afegã, pra mim é encantador, apesar de triste, em matéria drama real, ele é campeão.


Livro Preferido: A Cidade do Sol, não consigo fazer um comentário que eu julgue a altura do livro.


Em sétimo lugar o francês Victor Hugo, famoso escritor da disneyzada obra O Corcunda de Notre-Dame, que mereceria um lugar mais perto do primeiro, mas é tão complicado escolher apenas 10 que acabou ficando com o sétimo lugar mesmo.


Livro Preferido: Os Miseráveis, a obra completa por favor.

Em sexto o também francês, Alexandre Dumas, mais conhecido é claro pelo livro Os Três Mosqueteiros, que recentemente teve mais uma versão pro cinema estrelada por meus queridos Orlando Bloom e Logan Lerman.


Livro Preferido: O Conde de Monte Cristo, com sua versão em filme que eu juro que irei assistir mas morro de medo que não seja tão bom quanto o livro.


Em quinto, minha queridinha, Meg Cabot. Acho que qualquer menina tem dua pré-adolescência e adolescência marcadas pela Meg. Famosa creio eu por todos os seus livros, haha, mas principalmente pela série O Diário da Princesa, que ganhou dois filmes, estrelados pela linda da Anne Hathaway.


Livro Preferido: A Garota Americana, sem dúvida, Sam é uma das minhas personagens preferidas de todos os tempos.

Em quarto vem a queridinha de muitos, Suzanne Collins, creio que as palavras sejam dispensáveis nessa escolha, afinal, Jogos Vorazes é viciante e cativante em todos os sentidos, filme e livro, foi simplesmente delirante ver Josh nas telas como Peeta.


Livro Preferido: Escolha difícil, a trilogia Jogos Vorazes inteira é minha preferida, mas vamos lá, Em Chamas.

Em terceiro vem Rick Riordan, juntando minha paixão por ficção, aventura e mitologia ele encantou. Com sua versão pra cinema, muito boa, mas completamente um lixo se comparada ao filme, Percy Jackson e o Ladrão de Raios viciou muitos meio-sangues por ai.


Livro Preferido: Outra escolha difícil, mas O Mar de Monstros é meu queridinho.

Em segundo lugar, vem com toda sua genialidade, Sir Arthur Conan Doyle, que não podia faltar de maneira alguma nessa lista, sendo eu uma Sherlockiana de corpo e alma, tanto nos livros, tanto nos filmes estrelados por Robert Downey Jr. quanto na série estrelada por Benedict Cumberbatch.


Livro Preferido: Não há, afinal existem mil e uma versões que juntam contos diferentes nele, e escolher um conto apenas é simplesmente IMPOSSÍVEL.

Em primeiro lugar, sem surpresa e sem precisar nem pensar muito para escolher a posição de destaque em meu top 10, vem com toda certeza, J. K. Rowling.
Sinceramente, como muitos, devo a ela minha infância, adolescência, juventude e o resto da minha vida, porque leitura como Harry Potter não há, podem surgir vários bons livros, como surgiu, jogos vorazes, Percy Jackson e os Olimpianos, mas nada se compara a Harry para mim, e nenhum escritor de compara a minha querida e amada Joanne.


Livro Preferido: Sem nem pensar, O Prisioneiro de Azkaban, simplesmente pela aparição se Sirius.


Como eu disse, foi uma lista torturante de se fazer, escolher apenas dez é mais difícil do que pensei, mas espero que tenham gostado, e digam, quais os escritores preferidos de vocês? 

Nenhum comentário: